Os maiores navios do mundo em suas categorias.
Super-Petroleiro

Com seus 458,5 metros ele foi maior navio do mundo e, consequentemente, o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem.
A partir de 2004, encerrou suas atividades e passou a ser usado apenas como tanque de armazenagem. Em dezembro de 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem.
No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo foi desmontado.
Cargueiro

O navio pode transportar mais de 11000 containers de 20 pés, mas especula-se que sua capacidade pode chegar à 15000 containers.
Construído na Dinamarca em 2006, o navio conta com vários recursos para proteger o meio ambiente, entre eles, a pintura de silicone que cobre a parte do casco abaixo da linha da água e é responsável por diminuir o atrito e economizar 1200 toneladas de combustível por ano.
Por ser altamente informatizado o gigante pode ser operado por uma tripulação de apenas 13 pessoas.
Navio de Cruzeiro

Dois navios foram encomendados em fevereiro de 2006. O primeiro, batizado Oasis of The Seas, foi entregue em outubro de 2009, o segundo está programado para o final de 2010 e irá se chamar Allure of The Seas.
Com seus 360 metros, a classe Oasis é o maior navio de passageiros do mundo com capacidade para mais de 5400 passageiros. Com o preço em torno de 1,24 bilhão de dólares, o Oasis of The Seas é também o mais caro navio comercial já contruído.
Transatlântico

A diferença entre um transatlântico e um navio de cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares, portanto, o RMS Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo, perdendo apenas o título de maior navio de passageiros.
Navio gaseiro

Também medindo 345 metros o navio gaseiro Mozah é o maior navio de sua classe.
Graneleiro
Devido às suas dimensões, quando está carregado, somente dois portos do mundo são capazes de recebê-lo, Ponta da Madeira, no Brasil, e Europoort, na Holanda.
O Berge Stahl faz o trajeto Brasil-Holanda cerca de dez vezes por ano, transportando minério de ferro do Brasil para a Europa.
Porta-aviões
Com 342 metros ele transporta, 1 esquadrão F-14, 3 esquadrões F/A-18, 4 aviões EA-6B Prowler, 4 aviões E-2C Hawkeyes, 6 helicópteros SH-60F e 6 helicópteros HH-60H.
Esse é o mesmo porta-aviões que aparece no filme Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, com Tom Cruise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário