segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os maiores navios do mundo


Os maiores navios do mundo em suas categorias.
Super-Petroleiro
knock-nevis
Construído em 1976, o super-petroleiro Knock Nevis já foi conhecido por outros nomes como, Jahre Viking, Happy Giant e Seawise Giant, desde a sua construção.
Com seus 458,5 metros ele foi maior navio do mundo e, consequentemente, o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem.
A partir de 2004, encerrou suas atividades e passou a ser usado apenas como tanque de armazenagem. Em dezembro de 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem.
No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo foi desmontado.

Cargueiro
emma-maersk
Com 397 metros, o Emma Maersk é o maior navio cargueiro do mundo e o maior navio em atividade da atualidade.
O navio pode transportar mais de 11000 containers de 20 pés, mas especula-se que sua capacidade pode chegar à 15000 containers.
Construído na Dinamarca em 2006, o navio conta com vários recursos para proteger o meio ambiente, entre eles, a pintura de silicone que cobre a parte do casco abaixo da linha da água e é responsável por diminuir o atrito e economizar 1200 toneladas de combustível por ano.
Por ser altamente informatizado o gigante pode ser operado por uma tripulação de apenas 13 pessoas.
Navio de Cruzeiro
oasis-of-the-seas
Os navios da classe Oasis contruídos pela Royal Caribbean International são os maiores navios de cruzeiro do mundo.
Dois navios foram encomendados em fevereiro de 2006. O primeiro, batizado Oasis of The Seas, foi entregue em outubro de 2009, o segundo está programado para o final de 2010 e irá se chamar Allure of The Seas.
Com seus 360 metros, a classe Oasis é o maior navio de passageiros do mundo com capacidade para mais de 5400 passageiros. Com o preço em torno de 1,24 bilhão de dólares, o Oasis of The Seas é também o mais caro navio comercial já contruído.
Transatlântico
rms-queen-mary-2
O maior transatlântico é o RMS Queen Mary 2 que, no ano de sua construção (2003), era o maior navio de passageiros construído.
A diferença entre um transatlântico e um navio de cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares, portanto, o RMS Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo, perdendo apenas o título de maior navio de passageiros.
Navio gaseiro
mozah
Navios gaseiros são navios destinados ao transporte de gases liquefeitos.
Também medindo 345 metros o navio gaseiro Mozah é o maior navio de sua classe.
Graneleiro
berge-stahl
O graneleiro Berge Stahl, construído em 1986, tem 343 metros de comprimento e um calado (a parte que fica abaixo da superfície) de 23 metros que o impede de navegar no Canal da Mancha, Canal do Panamá ou Canal de Suez.
Devido às suas dimensões, quando está carregado, somente dois portos do mundo são capazes de recebê-lo, Ponta da Madeira, no Brasil, e Europoort, na Holanda.
O Berge Stahl faz o trajeto Brasil-Holanda cerca de dez vezes por ano, transportando minério de ferro do Brasil para a Europa.
Porta-aviões
uss-enterprise
O USS Enterprise é o primeiro porta-aviões nuclear construído e também o maior navio militar do mundo.
Com 342 metros ele transporta, 1 esquadrão F-14, 3 esquadrões F/A-18, 4 aviões EA-6B Prowler, 4 aviões E-2C Hawkeyes, 6 helicópteros SH-60F e 6 helicópteros HH-60H.
Esse é o mesmo porta-aviões que aparece no filme Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, com Tom Cruise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário