sexta-feira, 1 de outubro de 2010

10 Continuações Melhores que os Filmes Originais



A regra é que filmes de sucesso ganham continuações caça-níqueis, com roteiros forçados e via de regra muito inferiores aos originais.
Mas toda regra tem exceções. Nesta lista selecionei 10 sequências de filmes, que são melhores que o filme inicial. Seja por ter mais dinheiro para a produção, seja por evoluir a idéia original ou simplesmente por ter um roteiro mais inspirado.


1.  O Poderoso Chefão 2 (depois do imenso sucesso do original, ninguém esperaria uma continuação à altura, mas neste caso Coppola se superou e acabou levando outro Oscar. Robert DeNiro está soberbo vivendo um jovem Vito Corleone tão bom quanto o de Marlon Brando, de volta à Sicilia, contando as circunstâncias de sua chegada à América. em paralelo, Al Pacino cresce como o novo padrinho, paranóico com razão, pois tem que enfrentar traições de todos os lados, inclusive do irmão. mais informativo, mais movimentado e mais tenso) 


2.  O Exterminador do Futuro 2 (o jovem James Cameron havia feito sucesso com um filme pequeno com uma boa idéia, mas os efeitos eram precários - até um sofrível uso de stop motion - e não havia dinheiro para muitas tomadas. a continuação traz efeitos espetaculares, inéditos até então, um personagem juvenil interessante e um vilão muito mais forte. nem se compara, T2 ganha de lavada)


3.  De Volta para o Futuro 3 (se os dois primeiros encantam, indo ao passado e ao futuro, o fechamento da série no velho oeste é a melhor parte. tem um roteiro divertido e bem alinhavado, um choque de costumes ainda mais radical e ainda mais ritmo na aventura. ótimo!)


4.  O Império Contra-Ataca (se na primeira parte - na verdade a quarta - Lucas se preocupava em introduzir os personagens e um universo estranho ao espectador, neste segundo filme, ele parte para a aventura. aqui também aparece pela primeira vez o mestre jedi Yoda, o melhor personagem da série)


5.  Mad Max 2, a Caçada Continua (o original era bem baratinho, com produção precária, mas o sucesso foi tamanho, que não faltaram recursos para George Miller refazer seu filme do jeito que sempre sonhou. um roteiro bem feito e muita ação tornam esta continuação mil vezes melhor)


6.  Três Homens em Conflito - Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo (este western spaghetti encerrou a trilogia dos dólares de Sergio Leone, iniciada com "Por um Punhado de Dólares" e é um grande clássico do cinema, superior aos dois primeiros)


7.  Aliens, o Resgate (59 anos após ser a única a sobreviver ao ataque de um alienígena à tripulação de sua nave, a tenente Ripley é resgatada e irá liderar uma equipe que irá enfrentar aqueles perigosos inimigos. nesta continuação de James Cameron do filme de Ridley Scott, temos mais violência, mais aliens e mais espaço para a ação e uma Sigourney Weaver em grande forma, tendo inclusive sido indicada ao Oscar)


8.  O Cavaleiro das Trevas (depois do trauma causado pelo péssimo 'Batman e Robin', demorou para o personagem ser ressucitado em 'Batman Begins', mas foi nesta continuação de Christopher Nolan, que o morcego encontrou seu melhor filme. muito graças ao espetacular Coringa de Heath Ledger. uma versão moderna, soturna e até plausível)


9.  Antes do Pôr-do-Sol (é raro um filme romântico ganhar uma continuação. no lindo 'Antes do Amanhecer', o jovem casal Ethan Hawke e Julie Delpy se conhece em Praga onde estão de passagem e têm que se separar antes do amanhecer, quando ela irá embora. 9 anos mais tarde eles se reencontram neste filme em Paris, onde ela vive e e ele está passando para promover seu novo livro, mas terá que partir no final do dia.  ambos são imperdíveis, mas esta continuação é mais madura e ainda mais bela)


10.  Jornada nas Estrelas II, a Ira de Khan (quando Robert Wise levou a famosa série para o cinema em 1979, o resultado não foi dos mais animadores, mas 3 anos mais tarde foi a vez de Nicholas Meyer dirigir esta continuação. a princípio atraiu a ira dos fãs, pois além de declarar nunca ter visto um único episódio, ainda teria o displante de matar Spock. mas o filme ficou ótimo, o vilão vivido por Ricardo Montalban e a ação de tirar o fôlego foram suficientes para garantir muitas outras continuações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário