sexta-feira, 1 de outubro de 2010

10 Filmes de Favela


As favelas são conjuntos de moradias precárias, de ocupação irregular, geralmente localizadas em grandes cidades. Elas não existem apenas no Brasil, são visíveis em todo o terceiro mundo e até mesmo em países ricos, cada qual com suas características próprias.Sua geografia labiríntica acaba favorecendo o esconderijo e a concentração de traficantes e marginais, o que acaba associando-as ao crime.
Em todo o mundo existe um notável esforço de pacificar as favelas, promovendo educação, saúde, cultura e segurança aos moradores das comunidades.
O cinema, especialmente o brasileiro, tem importantes filmes passados em favelas, confira uma lista de 10 deles.


1.  Cidade de Deus (nos anos 1960, durante o processo de desfavelização do Rio, nasce o bairro Cidade de Deus, que rapidamente voltou a se favelizar. a trama acompanha a trajetória de um grupo de garotos de lá, que, de pequenos delinquentes, se transformam em chefes do tráfico. um dos mais premiados filmes do cinema nacional, brilhantemente dirigido por Fernando Meirelles, indicado ao Oscar) 


2.  Tropa de Elite (durante a visita do papa ao Brasil em 1997, o Bope é encarregado da sua segurança e começa uma caça a bandidos das favelas. nas trama paralelas, vê-se as ligações de policiais corruptos com os marginais da comunidade. um filme com ritmo surpreendente, direção segura de José Padilha e ganhador do Festival de Berlin)


3.  Tsotsi, Infância Roubada (um pequeno marginal de uma favela de Johanesburgo rouba um carro, sem perceber que tem um bebê dentro. ele leva a criança para seu barraco e tenta escondê-la e mantê-la alimentada, ao mesmo tempo que foge da polícia. ganhador do Oscar de filme estrangeiro. imperdível)


4.  5x Favela, Agora por Nós Mesmos (projeto produzido por Cacá Diegues reunindo 5 curta-metragens dirigidos por jovens moradores das comunidades. 'Fonte de Renda', 'Arroz com Feijão', 'Concerto para Violino', 'Deixa Voar' e 'Acende a Luz'. destaque para o penúltimo episódio. vale conhecer)


5.  Cinco Vezes Favela (em 1962, o cineasta Leon Hirszman convidou um grupo de universitários de classe média para 5 episódios sobre a favela. era a visão do asfalto para o morro. dentre os jovens diretores estavam Cacá Diegues e Joaquim Pedro de Andrade. um marco do cinema novo, envelheceu bastante) 


6.  Quem quer ser um Milionário (um jovem morador da favela Juhu, em Mumbai, Índia, participa de um quiz show de televisão e se aproxima de ganhar o maior prêmio da história, aproveitando suas experiências de vida para saber as respostas. surpreendente ganhador de 8 Oscars, incluindo filme e diretor para Danny Boyle) 


7.  Cidade dos Homens (derivado de uma série da TV Globo, conta a história de Laranjinha e Acerola, dois amigos de infância do morro da Sinuca no Rio têm que lidar com  questões da vida adulta, como a paternidade. ótimo filme)


8.  Distrito 9 (o mais original filme sobre o tema. o distrito 9 é um campo designado pelo governo, convertido numa favela, onde estão segregados os extraterrestres, cuja nave ficou encalhada sobre Johanesburgo. ótima ficção)


9.  Orfeu (em uma favela carioca, na época do carnaval, surge o amor entre o compositor de escola de samba e uma bela garota, proibida pelo chefe do tráfico local. atualização de Cacá Diegues para a peça de Vinícius de Moraes, com música de Caetano Veloso) 


10.  Era uma Vez (outro romance proibido, desta vez entre um rapaz honesto, morador da comunidade do morro do Cantagalo e uma garota de classe alta de Ipanema. eles se conhecem na Praia e terão que enfrentar os preconceitos e as armadilhas para ficar juntos. bonito romance de Breno Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário