sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os Maiores Helicópteros do Mundo

Os aviões são normalmente classificados por peso e não por características físicas como o comprimento. O mesmo é válido para helicópteros. Embora o diâmetro do rotor seja muitas vezes uma medida útil de tamanho de um helicóptero, estes veículos são na maioria das vezes classificados pelo peso máximo de decolagem.
1. Mil V-12: 231.485 libras (105.000 kg)

O maior helicóptero nunca foi construído, é uma enorme aeronave desenvolvida na União Soviética durante a década de 1960 o chamado Mil V-12. O V-12 foi um teste bastante incomum de veículo que apresentou dois rotores montados lado a lado, nas extremidades de um grande ala. Cada rotor tinha um diâmetro de cerca de 115 pés (35 m). O helicóptero era tão grande que a distância entre a ponta de um rotor para o outro foi de quase 220 pés (67 m), ainda maior do que em toda a wingspan de um Boeing 747!
Ainda mais notável foi a capacidade de elevação dessa poderosa embarcação. O V-12 tinha um peso máximo de decolagem de 231.485 libras (105.000 kg), quase o dobro do segundo maior helicóptero, e estabelecer um recorde em 1969 para o transporte de uma carga de 88.635 libras (40.205 kg). Esses impressionantes números fizeram o V-12 ganhar o recorde como a maior do mundo segundo o helicóptero FAI e do Livro Guinness dos Recordes Mundiais.

Apenas dois protótipos foram construídos, mas apesar da sua impressionante dimensão e elevação de potência, o projeto foi considerado um fracasso pelo seu fabricante e autoridades soviéticas. O V-12 era simplesmente demasiado grande e difícil de manobrar para ser uma prática máquina. Um modelo de produção teria sido chamado de Mi-12, mas esses planos foram cancelados após avaliação do teste dos dois veículos. Um dos protótipos do V-12 foi reformado para a Força Aérea russa no Museu Monino enquanto o segundo é declaradamente alojadas na fábrica perto de Moscou.

2. Mil Mi-26: 123.455 libras (56.000 kg)
Porque o V-12 tinha sido julgado insatisfatória, Mil foi novamente encarregado de conceber um grande helicóptero para uso civil e militar. O resultado dos Mi-26 foi muito mais compacto do que o V-12 devido a avanços na tecnologia propulsora, fazendo com que o Mi-26 seja muito menos pesado para operar. Com um peso máximo de decolagem de 123.455 libras (56.000 kg), o Mi-26 é o segundo maior helicóptero do mundo global e a maior de sempre para entrar em produção, bem como o maior a voar hoje.

Embora substancialmente menor do que o V-12, o Mi-26 carrega uma considerável carga útil de até 44.000 libras (20.000 kg). O Mi-26 tem-se revelado muito mais poderoso e eficiente do que seus antecessores, graças em parte à sua lâmina de oito rotores principais . Este rotor é de apenas 106 pés (32 m) de diâmetro, em comparação com os 115 pés (35 m) de diâmetro dos rotores utilizados a bordo de outro gigante helicóptero russo, mas pode levantar cargas maiores devido às melhorias nos motores e desenho das lâminas. Mais de 200 exemplos do Mi-26 foram construídos e o tipo continua em uso em toda a Rússia. Muitos também têm sido vendidos a empresas civis e nações estrangeiros.
3.Mil Mi-6: £ 97.000 (44.000 kg)
A primeira tentativa de criar um enorme heavy-lift helicóptero veio durante meados dos anos 1950 com a introdução do Mi - 6. Projetado para muitas das mesmas funções, como melhorias do Mi-26 cerca de 25 anos mais tarde, o Mi-6 teve um peso máximo de decolagem de 97.000 libras (44.000 kg) e pode transportar até 24.250 libras (11.000 kg) de carga útil. O rotor utilizado no Mi-6 foi o mesmo 115 pés (35 m) de diâmetro que seria também usado no V-12.

O Mi-6 foi o maior helicóptero do mundo quando ele foi construído e reteve o título por muitos anos, até o aparecimento do V-12. O Mi-6 revelou bastante êxito para o seu tempo, como ilustrado pelo grande número construído. Cerca de 860 foram fabricados entre 1960 e 1981 principalmente para a Força Aérea Soviética e a companhia aérea Aeroflot civil. Outros modelos também foram exportados para vários aliados soviéticos. Este helicóptero permaneceu em uso por mais de 40 anos, mas finalmente estão veio a ser progressivamente abandonado. Apesar da sua idade, o Mi-6 continua a ser um notável veículo e um dos maiores helicópteros jamais concebidos.
4. Mil Mi-10: £ 83.775 (38.000 kg)

Contudo um outro membro dessa família de gigantes helicópteros foi o Mi-10. O Mi-10 foi uma variante especializada da Mi-6 chamada um guindaste voador. O Mi-10 pegou emprestado o motor e sistemas dinâmicos do Mi-6, mas estes foram montados dentro de uma nova fuselagem. Ao contrário da fuselagem do Mi-6 que apresentava portas para carregar cargas internamente, o Mi-10 foi configurada para os passageiros. Esta fuselagem ficava em cima de quatro amplamente espaçados pernas concebidas para grandes e volumosas cargas transportadas.

Tanto o Mi-6 e Mi-10 partilhavam as mesmas 115 pés (35 m) de diâmetro rotor que também foi utilizada a bordo do V-12. Compared to the Mi-6, however, the Mi-10 had a reduced maximum takeoff weight of 83,775 lb (38,000 kg) ranking it as the fourth largest helicopter ever built. Comparado com o Mi-6, no entanto, o Mi-10 tinha um reduzido peso máximo de decolagem de 83.775 libras (38.000 kg) ranking-o como o quarto maior helicóptero já construído. Only about 55 Mi-10 helicopters were made and the type saw relatively little use. Apenas cerca de 55 helicópteros Mi-10 foram feitas e vi o tipo relativamente pouco uso. Both its flying crane mission and the transport duties of the Mi-6 have since been taken over by the far superior Mi-26. Tanto que arvoram a sua missão guindaste eo transporte deveres do Mi-6 já foram retomadas pelo muito superior Mi-26.

5. Sikorsky CH-53E: 73.500 libras (33.340 kg)

Chegando como o quinto maior helicóptero do mundo, é o maior alguma vez construído nos Estados Unidos, a Sikorsky CH-53E Super Stallion. Ambos os veículos foram desenvolvidos inicialmente pesados como helicópteros de elevação para os E.U. Marine Corps, e eles também têm sido utilizados pela Marinha, Força Aérea, e países aliados. A maior variação do CH-53 desenvolvidos até ao momento é o CH-53E com um peso máximo de decolagem de 73.500 libras (33.340 kg). Embora comparável em dimensões físicas para outros H-53 modelos com um rotor principal de 79 pés (24,1 m) de diâmetro, o CH-53E e afins MH-53E estão equipados com um motor de um aumento de potência extra para levantar uma carga significativamente maior.

Cerca de 115 exemplos do CH-53E e MH-53E Sea Dragon variante foram construídos, e estes continuam a ser os maiores helicópteros em serviço militar no Ocidente. No entanto, uma nova versão do venerável H-53 está atualmente em desenvolvimento. Conhecido como o CH-53k, esta melhoria de modelo levará motores mais potentes e novas lâminas para aumentar o peso máximo de decolagem de 84.700 libras (38.420 kg). Uma vez que esta variante reforçada torna-se disponível, o CH-53k deve bater o Mi-10 para se tornar o quarto maior helicóptero do mundo.

6. Boeing Vertol MH-47E / G: £ 54.000 (24.495 kg)

O segundo maior é o Boeing Vertol helicóptero CH-47 Chinook também desenvolvida nos Estados Unidos.O H-47 iniciou o seu desenvolvimento durante o final dos anos 1950 como uma variante alargada do CH-46 Sea Knight e provou ser uma das mais bem sucedidas séries de helicópteros militares pesados de elevador. O projeto dispõe de uma longa e espaçosa fuselagem alimentada por dois motores de condução de um par de rotores com 60 pés (18,3 m) de diâmetro. O tipo é muito utilizado para o transporte de tropas, transportando equipamento militares pesados como artilharias lançadas por baixo da fuselagem, e ressuprimento de missões. Embora os principais usuários são os E.U. Exército ea British Royal Air Force, o CH-47 foi vendido para mais de 20 nações, bem como operadores civis.

As únicas maiores versões do H-47 desenvolvidos até à data são os MH-47E e MH-47G modelos de operações especiais. Enquanto a maioria dos CH-47 variantes têm um peso máximo de decolagem de cerca de £ 50.000 (22.680 kg), o MH-47E / G tenham sido atualizados para 54.000 libras (24.495 kg). Mais de 1000 Chinooks têm sido construídos até à data mais recente e da produção de CH-47f, MH-47G, e HH-47 modelos continuam hoje.

7. Hughes XH-17: 50.000 libras (22.680 kg)

Chegando como o sétimo maior helicóptero é um único protótipo chamado a XH-17 Sky Crane. A Sky Crane foi o primeiro helicóptero construído pela Hughes Aircraft, a mesma empresa que tinha construído o barco Behemoth Spruce Goose durante a década de 1940. Pouco tempo depois, Howard Hughes ficou interessado na tecnologia de helicópteros comprado um design para um gigante de transportes a partir do helicóptero Kellet empresa. Semelhante ao russo Mi-10, a Sky Crane era equipado com quatro pernas longas para grandes cargas transportadas por baixo da fuselagem.

Construção de um único XH-17 protótipo começou durante o final dos anos 1940 para utilização como um veículo de investigação. The craft was completed by 1952 when it began a three-year testing period. A embarcação foi concluída por 1952 quando ele começou a três anos de um período de teste. The maximum takeoff weight ever attempted aboard the Sky Crane was over 50,000 lb (22,680 kg) during a flight in 1953. O peso máximo de decolagem jamais tentada a bordo do Sky Crane foi superior a 50.000 libras (22.680 kg), durante um vôo em 1953. However, the research program concluded the design was too large and cumbersome to be useful and no further models were built. No entanto, o programa de investigação concluiu a sua concepção era demasiado grande e pesado para ser útil e já não há mais modelos foram construídos. Hughes also designed an enlarged variant called the H-28 that would have doubled the maximum weight to nearly 104,000 lb (47,000 kg), but further development was cancelled following experience with the XH-17. Hughes também desenhou uma alargada denominada variante do H-28 que teria dobrado o peso máximo de cerca de 104.000 libras (47.000 kg), maior desenvolvimento, mas foi cancelada após a experiência adquirida com a XH-17.

8. Sikorsky CH-54: £ 47.000 (21.320 kg)

Um outro projeto americano chamado de Sikorsky CH-54 Tarhe. Tal como o Mi-10 e XH-17, o CH-54 foi um helicóptero desenhado para puxar grandes cargas lançadas abaixo da fuselagem. À frente desta coluna foi o cockpit com janelas virada para frente e ré permitindo tanto da tripulação para controlar a carga útil. Esta estrutura mínima de fuselagem do CH-54 fez um desenho muito eficiente da carga compatível com diversos módulos que poderão ser içados em posição atrás da cabine de baixo atrito.

Com um peso máximo de decolagem de 47.000 libras (21.320 kg), o CH-54 foi concebido essencialmente para o transporte de cargas como militar artilharia, veículos terrestres, e outros suprimentos volumosos. Its lifting capabilities were frequently used during the Vietnam War to move aircraft or recover downed planes and helicopters. Sua elevação capacidades foram freqüentemente utilizadas durante a Guerra do Vietnã para passar avião abatido ou recuperar aviões e helicópteros. A civil model called the S-64 Skycrane was also developed and became popular with the logging industry and for firefighting. Um civil modelo chamado de S-64 Skycrane também foi desenvolvido e se tornou popular com a indústria madeireira e para combate a incêndios. About 105 of these helicopters were built, and though retired from military service, several remain in civilian use. Cerca de 105 desses helicópteros foram construídas, e embora aposentado do serviço militar, vários civis permanecem em uso.

Resumo
Outras ilustrações que demonstram quão grandes são os helicópteros descritos acima é o fato de que nenhum outro helicóptero excede um peso máximo de £ 35.000 (15.875 kg). A maioria dos helicópteros são bastante pequenos ao lado destes gigantes. Mas mesmo entre esses gigantes, o tamanho diferenciado entre eles é difícil de compreender. O diagrama seguinte compara o russo V-12 e Mi-26 com o americano CH-53E. Apesar do seu enorme tamanho em relação a qualquer outro helicóptero Ocidental, o Super Stallion quase parece um brinquedo ao lado os dois maiores helicópteros jamais construídos.

Um comentário:

  1. porra que texto difícil de ler as frases se trombam e mesclam "portuguese" e inglês...

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