sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os 10 Filmes Mais Longos da História



Muitas listas são feitas com os filmes mais longos da história, mas nunca consta nenhum desta lista, cheia de filmes desconhecidos, mas esta é a verdadeira e atualizada.
Estes filmes foram todos exibidos em cinema, apesar de suas durações absurdas.
Não estão incluídos filmes lançados em duas partes e nem filmes experimentais. 
Antes que me perguntem, não vi nenhum deles ainda, a não ser alguns trechos (horas na verdade) do #1 e do #10.
Confira a lista!


1.  Berlin Alexanderplatz (1980 / Rainer Werner Fassbinder / Alemanha / 931 min. também conhecido como 15 horas e meia. foi exibido nos cinemas, inclusive no Brasil e depois dividido como minissérie de televisão. tem no elenco vários atores alemães conhecidos, como Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. é um painel da Alemanha dos anos 20, visto pelos olhos de um malandro -Günther Lamprecht -, que acabara de sair da prisão, por ter matado a namorada, quando estava bêbado. tido por vários críticos como o melhor filme de Fassbinder)



2.  Resan - A Jornada (1987 / Peter Watkins / 873 min. um documentário gravado entre 1983 e 1985 em diversos países, tendo como temas as armas nucleares, gastos militares e pobreza. gente comum é entrevistada para falar desses assuntos. foi exibido em alguns festivais e depois dividido em 19 partes)


3.  Out 1, Noli Me Tangere - Não me Toque (1971 / Jacques Rivette / França / 773 min. dirigido por um dos grandes autores da Nouvelle Vague, tem um elenco de conhecidos atores franceses, como Jean-Pierre Léaud e Michel Lonsdale. mostra um panorama do pós-68 na França. concentra-se em dois grupos de teatro marginais, que ensaiam suas peças de Balzac. mostra seu cotidiano e suas dificuldades de conseguir financiamento)


4.  Como Yukong Moveu as Montanhas (1976 / Joris Ivens e Marceline Loridan Ivens / França / 763 min. um longo e preciso estudo dos últimos dias da revolução cultural chinesa, documentados entre 1972 e 1974. foca em gente comum, de uma grande extensão geográfica, mostrando resquícios de sua cultura milenar. foi dividido em 12 partes) 


5.  Evolução de uma Família Filipina (2004 / Lav Diaz / Filipinas / 593 min. um austero épico intimista, sobre o colapso e ressurgimento da esperança de um clã de agricultores pobres, em paralelo com os acontecimentos históricos das Filipinas entre 1971 e 1987. este mesmo diretor tem gosto por filmes longos - como brinca o botton que substitui o poster - e fez ainda 2 filmes que entrariam nesta lista, ambos com 540 minutos: 'Morte na Terra de Encantos' e 'Heremias Livro 1: A Lenda da Princesa Lagarto')


6.  Shoah - Holocausto (1985 / Claude Lanzmann / França / 566 min. um documentário que mostra entrevistas com sobreviventes de diversos campos de concentração, testemunhas, historiadores e até oficiais nazistas e soldados alemães, que participaram direta ou indiretamente do holocausto. não mostra uma única imagem de arquivo, apenas os relatos) 


7.  Tie Xi Qu: a Oeste dos Trilhos (2003 / Bing Wang / China / 556 min. mostra a decadência do distrito industrial de Tie Xi, na província de Shenyang entre 1999 e 2001, outrora vitrine da economia socialista. dividido em 3 partes)


8.  Taiga (1992 / Ulrike Ottinger / Alemanha / 501 min. documentário alemão sobre a vida e os rituais dos povos nômades do norte da Mongólia, na floresta de taiga)


9.  Libertação (1969 / Yuri Ozerov / União Soviética / 487 min. um ótimo relato dos últimos dias da segunda guerra e de Hitler, pela ótica pelos soviéticos. recria brilhantemente as batalhas e a atmosfera política do período)


10.  Guerra e Paz (1968 / Sergei Bondarchuck / União Soviética / 484 min. adaptação soviética do clássico de Leon Tolstoy, conta a história de amor entre uma jovem condessa e um conde, infeliz no seu casamento. em paralale à guerra contra as forças invasoras de Napoleão. um romance épico, que especula-se teria custado nos dias de hoje cerca de 700 milhões de dólares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário