segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O MAIOR NAVIO PETROLEIRO DO MUNDO

A MAIOR EMBARCAÇÃO DO MUNDO
O MAIOR DE TODOS ATÉ AGORA
Knock Nevis
 (O navio de vários nomes)
O Knock Nevis é um superpetroleiro da Noruega antes conhecido como Seawise Giant, Happy Giant e Jahre Viking. Foi construído entre os anos de 1979 e 1981 e é a maior embarcação do mundo com 458 metros de comprimento e 69 metros de largura. Foi danificado durante a guerra Irã – Iraque, recolocado em operação em 1991, mas agora é utilizado como uma plataforma imóvel para a indústria petrolífera.
Outros nomes do mesmo navio: Seawise Giant,  Jahre Viking,  Happy Giant.
Comparação do * Knock Nevis  com outros navios.    * nome atual 
O Super-Petroleiro Jahre Viking é o maior navio do mundo, sendo conseqüentemente o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem. Começou a navegar em 1981 batizado de Seawise Giant. Em 1988, foi bombardeado por caças iraquianos durante a guerra Irã-Iraque, sendo depois reformado, voltando a navegar em 1989, renomeado Happy Giant. Em 1991 voltou a ser renomeado Jahre Viking, nome pelo qual se tornou mundialmente famoso. Em 2004 o Jahre Viking deixou de navegar e transportar petróleo, foi novamente renomeado Knock Nevis e passou a funcionar como um navio FSO (Floating Storage and Offloading - Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos) no Qatar para a Maersk Oil. Poucos portos no mundo podiam receber o Jahre Viking (normalmente ele não atracava no porto, descarregava o petróleo em navios menores) e também devido ao seu grande calado não podia navegar no canal da Mancha.
O Jahre Viking transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos e são necessários alguns deles somente para suprir o consumo diário de petróleo americano.

Enquanto um carro faz curva em um raio de 10 metros, o Jahre Viking só consegue fazer curvas em um raio de 3.7 km! Na velocidade máxima, para parar totalmente o Jahre Viking precisa de 10 km!
Para não perder tempo e se cansar, a tripulação anda de bicicleta no seu convés!
Se um motorista ganhasse de presente um Jahre Viking cheio de gasolina, poderia, gastando um tanque de gasolina de 50 litros por semana, rodar por 259.345 anos!
Comprimento: 458.4 metros (mais de 4 campos de futebol)
Largura: 68.9 metros (equivalente a um edifício de 23 andares)
Calado (Profundidade do Casco Submerso): 24.5 metros (equivalente a um edifício de 8 andares), o dobro de um super-transatlântico
Peso Carregado: 564763 toneladas (mais de 5 vezes o peso de um porta-aviões classe Nimitz)
Capacidade de Carga: 674297 metros cúbicos ou 4240865 barris de petróleo (+ de 18 mil caminhões tanque)
Valor da Carga: US$ 122 milhões
Espessura do Casco: 3.5 cm
Propulsão: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 hélice de 9 metros de diâmetro (equivalente a um edifício de 3 andares) girando a 85 RPM
Velocidade Máxima: 29 Km/h
Tripulação: 40
Comparação com Empire State Building  (abaixo)
Comparação com o Titanic (abaixo)
Galeria de fotos do Knock Nevis
Knock Nevis - Em 1986, durante a guerra Irã-Iraque, o Knock Nevis, então com o nome de Seawise Giant, foi seriamente danificado após ser atacado pela Força Aérea de Saddam Hussein no Estreito de Ormuz, Golfo Pérsico. O navio
afundou e ficou encalhado até o final do conflito, quando foi comprado por uma companhia norueguesa e reparado.
Knock Nevis- Batizado antigamente como Jahre Viking, este superpetroleiro é o maior navio em operação no mundo. Ele mede 458 metros de comprimento. Até 1989 navegava com o nome de Seawise Giant.
Knock Nevis - Seus tanques podem transportar até 4,2
milhões de barris de petróleo. Quando está totalmente carregado, tem um peso bruto de 565 mil toneladas.
Knock Nevis - Os modernos navios gigantes de hoje têm uma tripulação muito pequena, já que todos os comandos são computadorizados e automatizados. A navegação é feita pelo sistema de satélites GPS.
Knock Nevis - De 35 a 40 pessoas compõem a tripulação do Jahre Viking. Os oficiais são indianos e os marinheiros filipinos.
Jahre Viking   (Em operação) 
Jahre Viking (normalmente ele não atracava no porto, descarregava o petróleo em navios menores) e também devido ao seu grande calado não podia navegar no canal da Mancha nem no canal de Suez nem no canal do Panamá.
fonte: http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=118754

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