sexta-feira, 1 de outubro de 2010

10 Filmes de Artes Marciais



Os filmes de artes marciais sempre tiveram seus adeptos e também muito preconceito.
A culpa era de roteiros toscos e/ou realizações muito precárias, salvo raras e honrosas exceções. Mas alguns diretores chineses quebraram este paradigma a partir dos anos 2000, com filmes de grande apuro visual.
Sei que esta lista não vai agradar a todos os especialistas no tema, mas os que me acompanham sabem que eu sou generalista. Por isso, aprecio sempre as sugestões e comentários de outros títulos que não citei. Isso só enriquece o nosso blog, pois com mais de 250 mil visitantes únicos em 5 meses, ele deixou de ser só meu há muito tempo..
Aqui vai minha lista de 10 filmes sobre artes marciais.


1.  Operação Dragão (filme icônico, que popularizou o kung-fu, com Bruce Lee em sua melhor forma. determinado a vingar a morte da irmã, Lee invade a fortaleza de um poderoso chefão do crime, que utiliza sua academia de artes marciais como fachada para o tráfico de ópio e prostituição. o confronto na sala de espelhos é genial. dirigido pelo americano Robert Clouse, que viria a se especializar no tema)


2.  O Tigre e o Dragão (dirigido por Ang Lee, é até aqui o maior sucesso do gênero, ganhador de 4 Oscars. é a história de duas mulheres, exímias lutadoras, cujos destinos se cruzam em meio a disnastia Ching, a partir do desparecimento de uma espada de jade. as cenas de beleza hipnótica, as lutas aéreas sobre os bambuzais, deslumbraram as platéias de todo o mundo)


3.  Kill Bill (díptico de Quentin Tarantino, sobre a vingança de uma mulher, a Noiva - Uma Thurman -, contra seus ex-parceiros do "Esquadrão Assassino de Víboras Mortais", que tentaram matá-la no dia de seu casamento. mistura kung-fu com samurais, com western spaghetti, anime e cultura pop em um filme de 4 horas, lançado em duas partes. violento e divertido)


4.  Os Sete Samurais (no século XVI, durante a era Segoku, os samurais estavam perdendo prestígio com seus mestres e se transformavam em ronins, guerreiros sem mestre e sem dinheiro. um deles chega a uma pequena aldeia, que era constantemente saqueada por bandidos e os habitantes lhe propõe pagamento por proteção. para esta missão ele contrata outros 6 ronins para ajudá-lo em batalhas sangrentas. clássico obrigatório para qualquer cinéfilo, do gênio Akira Kurosawa) 


5.  O Clã das Adagas Voadoras (no ano de 859, na dinastia Tang, um grupo de rebeldes se insurge contra o governo corrupto e decadente. dois soldados do exército são destacados para achar o líder dos rebeldes. para isso um deles se disfarça de lutador solitário e conquista a confiança de uma guerreira cega, mas que por seu lado conquista o coração de ambos. fotografia e cores deslumbrantes, lutas fantásticas e surpreendentes. ponto para Zhang Yimou, o maior cineasta da China)


6.  Zatoichi (um andarilho cego - Takeshi Kitano, também diretor - sobrevive no Japão do século 19, como massagista e jogador de cartas. numa de suas andanças chega a uma aldeia dominada por um sanguinário bandoleiro, que ajudado por um ronin elimina todos que se colcam no seu caminho. para ajudar 2 gueixas acaba se envolvendo no conflito e revelando ser um exímio espadachim. envolvente, brilhante)


7.  O Mestre Invencível (Jackie Chan - o maior ídolo de Hong Kong - é um lutador cômico, que recebe lições de um tio estranho e sádico, para se auto-disciplinar e combater um assassino local, contratado para matar seu pai. o filme que melhor define o estilo de Chan, com ótimas cenas de luta e piadas físicas que funcionam)


8.  Herói (na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador, o país se dividia em sete reinos. o soberano da província do norte é constantemente ameaçado por três assassinos de elite, até que um dia um de seus magistrados, surge com as espadas dos três, afirmando tê-los derrotado e é feito herói. mas a história dele tem alguns furos. contado em flash-backs, é a primeira incursão de Zhang Yimou no gênero, é lindo e foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro)


9.  Karatê Kid, a Hora da Verdade (típica história de um garoto franzino, que muda-se com a mãe para uma cidadezinha e é perseguido pelos malvados da escola. um dia é cercado pela gangue, mas é salvo por um senhor japonês, que concorda em lhe ensinar as técnicas de karatê, para que ele aprenda a se defender. enorme sucesso, que teve várias continuações e influenciou muitos garotos a aprender a arte)


10.  Kung Fu Panda (um enorme e desajeitado panda é o maior entusiasta de kung-fu da sua região, mas trabalha no restaurante da família. para surpresa geral, ele é o escolhido para cumprir uma antiga profecia e proteger seu vilarejo. com a ajuda de uma garça, um louva-deus, um macaco, uma tigresa e uma víbora - cada um representando um movimento do kung-fu - , liderados pelo mestre Shifu, ele terá que cumprir sua missão, mesmo com descrédito de todos. desenho animado de grande sucesso e indicado ao Oscar de animação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário