sexta-feira, 1 de outubro de 2010

10 Filmes de Super-heróis



Os super-heróis são personagens fictícios que têm poderes que nós gostaríamos de ter para enfrentar todo o tipo de mal, na defesa da paz.
Desde os deuses e semi-deuses gregos e romanos, desde a bíblia com o poderoso Sansão, descendente direto de Hércules, os homens sempre imaginaram heróis com poderes sobre-humanos.
Os heróis costumam utilizar disfarces bacanas para esconder suas identidades sociais e, estranhamente, quase ninguém percebe as semelhanças entre eles.
Vários filmes foram feitos com esses personagens, mas só a partir de 1978, com Superman, eles começaram a ter orçamentos compatíveis com os efeitos e cenários que os argumentos exigiam.
Esta lista traz apenas 10 filmes de super-heróis. Confiram, comentem e podem reclamar...


1.  Batman, o Cavaleiro das Trevas (na minha modesta opinião, o melhor filme do gênero. a direção precisa e o roteiro bem construído de Christopher Nolan, a interpretação soturna de Christian Bale na pele do herói e, principalmente o Coringa de Heath Ledger fazem deste filme um marco, que coloca os filmes baseados em HQs num nível superior de arte)


2.  Superman, o Filme (a primeira superprodução do gênero, com direito a ponta milionária de Marlon Brando, como o pai do super-herói, encarnado pelo então desconhecido Christopher Reeve. foi um enorme sucesso de público e crítica, que encorajou os estúdios a apostar no tema. outras versões até melhores foram feitas, mas nenhuma teve a mesma magia)


3.  O Homem de Ferro (ótima versão do personagem da Marvel Comics, um inventor bilionário que constrói uma armadura de ferro para sobreviver e para combater o crime. sobra carisma para Robert Downey Jr, que conseguiu dar vida e contrastes ao personagem. tudo funciona bem neste filme de 2008, que já promete ser outra franquia de sucesso)


4.  O Homem Aranha (um nerd é picado por uma aranha geneticamente modificada e ganha superpoderes... o primeiro filme do personagem de Stan Lee apresenta o herói, mas não chega a empolgar - a continuação de 2004 tem melhor roteiro e mais ação -, mas abriu caminho para outra franquia de sucesso. vamos ver como ficará sem Tobey Maguire como protagonista)


5.  X-Men, o Filme (esta franquia sofre do mesmo mal do aranha. o primeiro filme tem que explicar as origens do personagem e, por isso, não tem muito fôlego. o problema aqui é que são 8 personagens centrais, por isso as continuações são melhores. mesmo assim a história sobre uma escola de mutantes com poderes especiais é bem legal)


6.  Batman (a primeira versão moderna do homem-morcego foi um marco do merchandising, tudo ligado ao filme virou produto. Tim Burton adaptou o personagem ao seu universo, trouxe seu então ator-fetiche Michael Keaton para o papel central - hoje seria Johnny Depp - e Jack Nicholson trouxe sua persona para o Coringa. foi um filme que abriu espaço para várias continuações, mas não resistiria a uma comparação com as versões mais recentes)


7.  O Incrível Hulk (o personagem ficou muito associado à uma breguérrima série de tv dos anos 70 e a um filme desastroso dirigido por Ang Lee em 2003, mas esta versão de 2008, com locações no Rio de Janeiro e Edward Norton no papel principal deu fôlego ao personagem) 


8.  Corpo Fechado (após ser o único sobrevivente de um acidente de trem, Bruce Willis começa a notar que tem algo de diferente, pois nunca se machucou ou ficou doente na vida. acaba chamando a atenção do dono de uma loja de quadrinhos - Samuel L.Jackson - que o procura para explicar que ele é um super-herói. um dos melhores filmes de M.Night Shyamalan)


9.  Os Incríveis (um super-herói é processado por salvar uma suicida e o governo, pressionado por ter que pagar indenizações, decide aposentá-lo, assim como sua família, todos com superpoderes. eles vivem como uma típica família de subúrbio, quando o Sr.Incrível é chamado para uma missão numa ilha misteriosa. ótima animação da Pixar, parodiando o universo dos super-heróis)


10.  Hellboy (inventivo filme de Guillermo del Toro sobre um demônio invocado pelos nazistas para ser uma poderosa arma de guerra, mas que cresce criado por um inventor e se torna um brutamontes de bom coração, combatente das forças malignas. baseado na história em quadrinhos de Mike Mignola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário